quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Saga de Iracema e Armando Zanato

A Saga de Iracema e Armando Zanato, obra de Elcio Zanato construída a partir do que ele qualifica de fragmentos autobiográficos, tem como subtítulo "Corbélia de minha Juventude". Narra as origens de uma importante e bem-sucedida experiência de colonização e reforma agrária no interior do Brasil.

“A história do ítalo-gaúcho Armando Zanato, em seu conjunto, lembra no Oeste do Paraná o que o teuto-paranaense Frederico Westphallen foi para as regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Zanato nasceu justamente em Ajuricaba, nesse mesmo Noroeste lapidado por Westphallen. Um paranaense que foi fazer uma saudável porção do Rio Grande e a contrapartida de um gaúcho que veio fazer uma saudável porção do Paraná”.

“Embora o sobrenome Zanato esteja associado principalmente à cidade de Corbélia, como se vê nesta narrativa do filho Elcio, sua atividade abarcou grande parte da Costa Oeste e também do Centro-Oeste do Paraná. Nascido alguns dias depois do arquiteto Oscar Niemeyer, em 26 de dezembro de 1907, Armando Zanato arquitetou Corbélia das ruas aos sítios, dos pomares às flores que depois iriam compor a corbéille imaginada por sua esposa, Iracema Luiza Goellner Zanato, habilidosa artesã, criadora de arranjos florais, para resumir e sintetizar a cidade que nascia sob a projeção, orientação e cuidados de Armando”.
(Alceu A. Sperança, prefácio)

Para adquirir:
Faça um depósito de R$ 42,00 na seguinte conta:
Regina Maria Sperança
Caixa Econômica Federal
Agência 0568
Conta 38168-0

O valor da postagem está incluso 

 
Envie-nos para o e-mail abaixo os dados do comprovante do depósito 
e o nome do livro adquirido, com seu nome e endereço de correspondência
livrairegina@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário