Projeto Livrai-Nos!

Aqui, nosso propósito e nosso primeiro presente para você!

**

Para nós, o verbo Livrar significa tanto libertar quanto se encher de livros e leituras

Livrai-Nos!

Uma das últimas iniciativas do vereador Guerino Zotti (1945–2001) foi converter em lei, em agosto de 2000, sua proposta de criar o Dia Municipal da Leitura, definido como 30 de setembro. Zotti morreu em março do ano seguinte. 

O projeto Livrai-Nos! surgiu quando o Dia Municipal da Leitura começou a ser ignorado, ano após ano, em desrespeito à lei e à memória do vereador falecido.

Por que, diante de tão alto grau de analfabetismo funcional existente na sociedade, não se estimula a prática da leitura nem há incentivo à escrita e à difusão de textos? Por que a importante lei proposta pelo falecido vereador Zotti foi esquecida?

Para responder a essas perguntas brotou a ideia de criar um movimento social unindo autores de livros em torno da divulgação de seus textos.

O objetivo seria reforçar a programação das bibliotecas e as atividades desenvolvidas pela Academia Cascavelense de Letras, Clube dos Escritores de Cascavel, Confraria dos Poetas e outras iniciativas particulares e oficiais com ênfase na leitura.

Foi essa a proposta que motivou a família Sperança – Regina, Alceu e Carlos – a pensar em uma forma de “costurar” as diversas iniciativas existentes na área cultural em torno da valorização dos autores.

Em paralelo a esse movimento de valorização dos autores locais surgiu a proposta de abrir uma pequena livraria destinada exclusivamente aos autores paranaenses, especialmente de Cascavel e Oeste do Paraná.

Assim, os Sperança iniciaram a abertura da Livrai-Nos!, uma microlivraria que vai oferecer sobretudo obras de escritores paranaenses, promovendo iniciativas de estímulo e valorização dos escritores do Paraná.

Semanalmente, o Projeto Livrai-Nos! promove atividades com escritores para combinar ações destinadas a valorizar e divulgar as obras já escritas, reforçar o lançamento de novas obras e apoiar as ações culturais em perspectiva.  

**

Veja mais neste artigo:

Como surgiu o Projeto Livrai-Nos! 

**

Clique aqui e abra seu presente! 

                    
































4 comentários:

  1. Parabéns aos Sperança, pela maravilhosa iniciativa, e também pelo espaço, a literatura Cascavelense só tem a ganhar com este projeto.
    Vera Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Sperarança; Speranças, Alceu e Regina. "Livrai-nos".

    ResponderExcluir
  3. Tenho cerca de 30 livros de Antologia poética Brasileira, em que participo com 5 poemas. Vale a pena colocã-los na Livraria Livrai-nos? Grata, um abraço, Carmen

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Regina Sperança
    Sempre produzindo e incentivando a cultura local

    ResponderExcluir