sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Movimentos Sociais - Trabalho Associado e Educação Para Além do Capital Vol. II



Movimentos sociais, trabalho associado e educação para além do capital, em seu segundo volume, dá continuidade às discussões relativas às contradições imanentes ao avanço do grande capital sobre a classe trabalhadora no Brasil e em outros países da América Latina. O livro traz importante contribuição para este debate ao pôr em destaque as experiências que resistem ou se opõem à lógica da acumulação capitalista, lançando luz sobre as reflexões a respeito da superação desse modo de produção nas esferas da produção e reprodução da vida.


O livro está organizado em duas partes. Na primeira, “Movimentos sociais, trabalho associado, gênero e poder”, são abordados os seguintes temas: a ditadura do capital que se impõe tanto por meio das grandes obras como pelas políticas de manutenção da miséria; algumas experiências de resistência no continente, das quais podemos destacar a alienação e desalienação parcial do trabalho associado, a experiência de “devolução” do poder estatal aos indígenas e trabalhadores na cidade de El Alto (Bolívia); a importância da educação política dos trabalhadores; o potencial emancipador de outras lutas que se colocam nos movimentos contra a ordem, como é o caso da auto-organização feminina; além dos desafios da juventude no século XXI.


A segunda parte, “As lutas educacionais na América Latina e a educação para além do capital”, trata dos embates contra a destruição da educação estatal e que se opõem à mercantilização da educação a partir de um projeto educacional que vise a emancipação dos trabalhadores. São abordadas as lutas dos estudantes e dos professores, com destaque para a experiência chilena e nequina (Argentina); questões-chave como a gestão democrática no MST; os limites do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária; a educação para e no trabalho associado; a reestruturação universitária e o papel que pode ser desempenhado pela universidade pública neste contexto.


Os artigos são fruto de pesquisas de intelectuais-militantes comprometidos com as lutas anticapital na América Latina e poderão gerar reflexões que contribuam para o avanço destas lutas no contexto de esgotamento da fase “civilizatória” do capital. Com este segundo volume, fechamos nosso projeto inicial de divulgação de uma grande variedade de lutas dos movimentos sociais latino-americanos contemporâneos.


Autores: Fabiana C. Rodrigues, Henrique T. Novaes e Eraldo L. Batista (orgs.)


Número de páginas: 400

Para adquirir:
Faça um depósito de R$ 32,00 (postagem inclusa) na seguinte conta:
Regina Maria Sperança
Caixa Econômica Federal
Agência 0568
Conta 38168-0
Envie-nos para o e-mail abaixo os dados do comprovante do depósito 
e o nome do livro adquirido, 
com seu nome e endereço de correspondência
livrairegina@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário