sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Cultura, Organização e Educação



Adrian Alvarez Estrada
Na  tentativa  de estudar a cultura de uma escola e de descortinar sua dimensão imaginária, um dos caminhos utilizados como instrumento de sócio-diagnóstico  é  a Culturanálise de Grupos, proposta por Paula Carvalho,  com   a qual  pretendemos compreender o   nível  de funcionamento dos grupos de alunos, tanto no aspecto patente quanto  no  latente  da cultura grupal. Para o estudo foi selecionada uma escola da região Oeste do  Paraná, a  partir   da  qual foi feito um estudo de caso. A origem dessa escola está ligada ao reassentamento de trabalhadores rurais  originários  do alagamento de terras pela barragem da Usina Hidrelétrica   de Salto  Caxias.  A escolha da escola São Francisco para estudo se deve ao fato de tratar-se de um ambiente diferenciado no  que diz  respeito à  origem  dos alunos e às características  históricas da escola, pois nenhuma outra do município guarda aspectos de deslocamento e reassentamento de famílias e alunos.    
O  objetivo deste  livro  é, então, apresentar alguns  resultados relativos ao estudo  realizado na   referida escola, não somente  quanto a aspectos  concernentes à sua organização burocrática ou a currículos e programas  desenvolvidos,  mas, sobretudo, quanto  as  manifestações  da dimensão simbólica da escola e dos grupos que agem em seu  interior,  sobretudo  aqueles constituídos pelos   alunos, para  tentar apreender  as consequências  que  o  processo de mudança para o reassentamento provocaram  nesses  e de que forma tal mudança foi sentida.


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